Em 1908, o Dr. Kikunae Ikeda, pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio, descobriu o quinto gosto do paladar humano a partir de experimentos com algas marinhas. Não era nenhum dos quatro gostos já conhecidos (doce, salgado, azedo e amargo) e ele o batizou de umami, que significa “saboroso” em japonês.
Em 1909, nasce a empresa Ajinomoto com seu primeiro produto, o AJI-NO-MOTO®, que significa “essência do sabor” e é o próprio gosto umami. Hoje, estamos presentes em 36 países, com mais de 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo.
Filosofia
Mensagem corporativa
Alimente-se bem, viva bem.
Contribuir para a alimentação e o bem-estar em todo o mundo e para uma vida melhor no futuro.
Ser uma empresa confiável de alimentos, aminoácidos e seus derivados na América Latina, com soluções inovadoras, baseadas em nossa tecnologia única.
Uma empresa precisa gerar lucro, mas, além disso, precisa ser sustentável, com a finalidade de ser útil e agregar valor à sociedade. Esse é o objetivo do ASV (The Ajinomoto Group Creating Shared Value), a Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto, uma filosofia disseminada no Japão e que se espalha pelas filiais do Grupo pelo mundo.
Os produtos da Ajinomoto são desenvolvidos por especialistas, com foco em qualidade, segurança e satisfação dos nossos consumidores. O nosso principal produto, o AJI-NO-MOTO®, é um realçador de sabor que traz o gosto umami para as preparações, além de ser um aliado na redução de sódio. Substituindo metade do sal de cozinha de uma receita, por AJI-NO-MOTO®, você pode reduzir em até 37% o sódio da preparação.
A atuação da Ajinomoto vai muito além de produtos alimentícios. Afinal, somos líderes mundiais na produção de aminoácidos. Quer conhecer mais sobre nossos negócios?